Pagamento do IPVA começa a partir da próxima semana

Realmente, o ano no Brasil só inicia após o carnaval. Para deixar esse costume ainda mais marcado, a partir da próxima segunda (19), o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a ser cobrado aqui no Distrito Federal.

A primeira parcela ou o valor inteiro do tributo vencem na segunda-feira para automóveis com placas terminadas em 1 e 2.

Depois, para cada dia da semana, o pagamento segue para os demais números. O escalonamento para as outras placas fica assim:

• Terminadas em 3 e 4 — pagam na terça-feira (20)

• Terminadas em 5 e 6 — pagam na quarta-feira (21)

• Terminadas em 7 e 8 — pagam na quinta-feira (22)

• Terminadas em 9 e 0 — pagam na sexta-feira (23)

Neste ano, o número máximo de parcelas foi aumentado para quatro, uma a mais que em 2017. Cada prestação não pode ser inferior a R$ 50.

Já os pagantes de cota única recebem desconto de 5%, que pode ser acumulado com o abatimento do programa Nota Legal.

Quem indicou os créditos do programa deve ter a 2ª via do boleto impressa com os descontos. Os carnês foram enviados em janeiro para o pagamento dos 1.155.346 carros tributáveis.

Em 2018, os carnês não contam com boleto para pagamento do seguro obrigatório (DPVat), que deve ser emitido por solicitação no site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ou pelo site da seguradora oficial do governo federal, a Líder.

Segundo a Secretaria de Fazenda, a empresa responsável foi procurada, mas optou por não manter o convênio que permitia o envio do boleto em conjunto. Para emitir o certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV), é preciso que todas as cobranças estejam quitadas.

Com reajuste baseado na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), alguns automóveis de Brasília podem pagar menos que em 2017, de acordo com a pasta.

A diminuição ocorre porque a tabela apresenta valores atualizados com a depreciação anual dos veículos. A expectativa de arrecadação é de R$ 991.118.939,00.

Dúvidas sobre o valor cobrado podem ser esclarecidas pelo Atendimento Virtual da Secretaria de Fazenda.

Da Redação com informações da Agência Brasília

Foto: Agência Brasília

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s