• 29 de março de 2024

PT-DF envia militantes para o julgamento de Lula em Porto Alegre

Partiu neste sábado (20/01), uma caravana organizada pelo PT-DF rumo à Porto Alegre para acompanhar o julgamento do ex-presidente Lula. O partido enviou três ônibus com 58 lugares que saíram do Setor Hoteleiro Sul de Brasília.

WhatsApp-Image-2018-01-21-at-17.25.38
Militantes estavam com camisetas e cartazes com fotos do Lula.

De acordo com o site Metrópoles, a expectativa dos organizadores é de que 600 militantes brasilienses compareçam à capital gaúcha. Os demais ativistas irão em carros próprios, ônibus interestaduais e aviões.

A caravana de Brasília irá se juntar às cerca de 300 esperadas pela organização dos atos em defesa do ex-presidente em Porto Alegre.

Os grupos pretendem montar residência no Anfiteatro Pôr do Sol, a cerca de 1km da sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde ocorrerá o julgamento de Lula.

A presença do petista, inclusive, é esperada na terça-feira (23/1), véspera do julgamento. Segundo os organizadores, 50 mil militantes devem comparecer às atividades em Porto Alegre.

Julgamento
No próximo dia 24, a 8ª Turma do TRF-4 vai julgar recursos da defesa de Lula e do Ministério Público Federal (MPF). Em julho do ano passado, o ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a acusação, o ex-presidente beneficiou a construtora OAS em contratos om a Petrobras. Em troca, teria recebido um apartamento triplex na cidade de Guarujá, a realização de melhorias no imóvel e o pagamento de um depósito para armazenar parte de seu acervo pessoal. A defesa do petista nega as denúncias e pede absolvição. Já o MPF quer o aumento da pena.

Agnelo Queiroz será julgado também no dia 24 em Brasília

O ex-governador petista, Agnelo Queiroz já anunciou que estará em Porto Alegre, porém deverá estar com a atenção dividida. Nesse mesmo dia, o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) julgará um recurso do Ministério Público que pede o bloqueio de bens dele.

No processo, o ex-governador foi condenado por improbidade administrativa. Apesar da condenação, a Corte discordou do valor e rejeitou o pedido de bloqueio dos bens. O MP recorreu da decisão.

Atos de apoio a Lula em Brasília

No dia anterior, os petistas organizam uma vigília em frente ao STF. E durante o julgamento, eles se reunirão em frente à sede da CUT, no Conic.

A maioria dos nomes de peso do partido no Distrito Federal, no entanto, não vai a Porto Alegre para acompanhar o desfecho do caso do tríplex do Guarujá. Presidente regional da sigla, Erika Kokay estará fora do país, em razão de assuntos pessoais. O distrital Wasny de Roure assistirá de Belo Horizonte. São presenças confirmadas nos atos da sigla em apoio ao petista na capital federal a ex-vice-governadora Arlete Sampaio, o ex-deputado federal Geraldo Magela, o distrital Chico Vigilante e o ex-comandante da legenda em Brasília Roberto Policarpo.

Da Redação com informações do site Metrópoles e do Correio Braziliense

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Expressão Brasiliense

Read Previous

Dire Straits pela 1ª vez em Brasília

Read Next

E deu zebra na 1ª rodada do Candangão 2018