• 19 de abril de 2024

Governo fecha Lixão da Estrutural

Governador Rodrigo Rollemberg promoveu ato simbólico de encerramento das atividades do depósito.

A desativação do aterro controlado do Jóquei, mais conhecido como Lixão da Estrutural, ocorre após quase 60 anos do início de suas atividades. Com 201 hectares, a área está próxima ao Parque Nacional de Brasília e a cerca de 20 quilômetros do centro do Plano Piloto. A partir de agora, o Aterro Sanitário de Brasília, situado em Samambaia, passar a receber o lixo que era destinado para a Estrutural.

Na manhã do último sábado (20/01), o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, acompanhado de aliados, esteve no Lixão para participar de um ato simbólico de encerramento das atividades do aterro. “É uma etapa fundamental para que possamos receber resíduos de forma adequada, protegendo o meio ambiente e as pessoas”, ressaltou o governador.

O Lixão da Estrutural ficará restrito para o descarte de resíduos da construção civil. Pelos próximos dias, esse tipo de material deve ser destinado aos distritos rodoviários do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para posteriormente seguirem à área do já extinto lixão.

Catadores de material reciclável trabalharão em galpões de triagem

Como parte da série de ações que integram o processo de fechamento, oito organizações de catadores de material reciclável foram selecionadas para trabalhar nos galpões de triagem alugados pelo governo de Brasília.

Os cinco galpões ficam nos Setores de Indústria e Abastecimento (SIA) e Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan) e em Ceilândia.

Devido à redução da demanda de resíduos com a desativação do aterro controlado, os trabalhadores receberão uma compensação financeira temporária de R$ 360,75.

Da Redação com informações da Agência Brasília

Foto: Google Imagens/Agência Brasília

Expressão Brasiliense

Read Previous

E a articulação não para em Brasília

Read Next

Governo marca para segunda-feira a posse da deputada Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho