• 19 de abril de 2024

E a articulação não para em Brasília

Muitas conversas estão acontecendo na capital federal, tanto no âmbito da política local como nacional. Por aqui, o governador Rodrigo Rollemberg está “rebolando” para segurar os poucos aliados que ainda lhe resta. As alianças estão sendo costuradas de muitas formas.

A oposição até o momento não bateu o martelo quanto a definição de um nome de consenso entre eles. O que se sabe é que tem muito pré-candidato para uma ou duas alianças no máximo do lado dos políticos que são de direita e que a dita esquerda não tem um nome que possa figurar pelo menos entre os primeiros lugares.

Tem até gente que disputou eleição um contra o outro e que hoje estão no mesmo partido político. Tem gente que não pode sentar à mesa ao lado de outro. Tem gente que finge que a relação com outro está estremecida, mas na verdade é jogo de cena para ambos se fortalecerem já que estão combalidos e não podem entrar na disputa do preterido cargo a governador do DF.

Enfim, sobre a disputa do Executivo local, tudo ainda é uma incógnita.

Já na política nacional, muitos não param de falar do tal dia 24. Afinal, o que irá acontecer com o ex-presidente Lula. Vai ser preso? Vai ser inocentado? Vai fugir para não sei onde? O que se sucederá teremos que esperar para saber.

O que está claro é que o governo Temer quer aprovar a reforma da previdência na Câmara dos Deputados na marra. Ele inclusive está se articulando com gente de fora da política. Temer foi a São Paulo para gravar, na tarde desta quinta-feira (18/01), uma participação no programa do empresário e apresentador Silvio Santos para defender a reforma da Previdência. Se deu mal. Fez a brincadeira de entregar uma nota de cinquenta reais ao apresentador, em alusão ao programa Topa Tudo por Dinheiro, e ficou sem o dinheiro.

Quanto ao cargo mais cobiçado do Brasil, as candidaturas já estão caminhando para uma definição. O PT se não for Lula, com certeza, apresentará outro nome. No PSDB, o nome de Geraldo Alckmin está praticamente consolidado. O deputado federal, Jair Bolsonaro falta escolher por qual partido sairá. Meirelles, que muitos apontam como o escolhido do atual governo, ainda está engatinhando nas pesquisas. Marina Silva e Ciro Gomes continuam sendo a mesma coisa, cavalos paraguaios.

Sendo assim, só nos resta esperar o passar dos dias e que chegue logo abril para acabar com essa agonia.

Por José Fernando Vilela

Expressão Brasiliense

Read Previous

Administrador de Águas Claras pede exoneração após ser indiciado pela PCDF

Read Next

Governo fecha Lixão da Estrutural